Biotecnologia

+33

No comments posted yet

Comments

Slide 1

BIOTECNOLOGIA

Slide 2

BIOTECNOLOGIA Biotecnologia é uma área da ciência que engloba os campos da biologia, química e engenharia, na manipulação de seres vivos para a produção de bens e serviços. O QUE É? Atualmente a Biotecnologia está bastante presente na agricultura, pecuária, eletrônica, indústria de alimentos, indústria farmacêutica, indústria de energia e na medicina. ONDE ATUA?

Slide 3

BIOTECNOLOGIA Atualmente existe uma infinidade de produtos elaborados através de técnicas biotecnológicas, como: adubos, pesticidas, mudas de plantas, vegetais transgênicos, pães, queijos, proteína unicelular, biosensores, etanol, biogás, embriões para pecuária, antibióticos, hormônios, vacinas e tantos outros já incorporados ao nosso dia-a-dia. QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES PRÁTICAS ?

Slide 4

BIOTECNOLOGIA Espera-se que produtos biotecnológicos sejam criados para combaterem males ainda sem cura. QUAL O FUTURO ? A engenharia genética é uma tecnologia inovadora dentro deste processo, pois substitui técnicas antigas e permite a criação de produtos inteiramente novos. A eletrônica e a robótica são áreas que se desenvolverão juntamente à Biotecnologia. Os biocombustíveis também terão grande importância dentro do segmento.

Slide 5

BIOTECNOLOGIA COMO O BRASIL ESTÁ POSICIONADO EM RELAÇÃO A ESTA TECNOLOGIA? Brasil tem se mostrado como um grande expoente no setor de energia, na produção de biocombustíveis. O etanol brasileiro é o biocombustível mais desenvolvido do mercado e o que possui a maior produção e consumo.

Slide 6

BIOCOMBUSTÍVEIS O QUE SÃO? Os biocombustíveis são, na prática, combustíveis de origem vegetal. Em razão disso, podem ser considerados fontes renováveis de energia.

Slide 7

BIOCOMBUSTÍVEIS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: ETANOL: É obtido principalmente da cana-de-açúcar e a sua utilização tem o intuito de substituir a gasolina. A queima do etanol causa menos danos ao ambiente, o que torna esse biocombustível uma boa alternativa em comparação aos combustíveis fósseis.

Slide 8

BIOCOMBUSTÍVEIS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: BIODIESEL:  Desenvolvido com intuito de substituir o diesel do petróleo, pode ser misturado a este normalmente; funciona como lubrificante e não possui enxofre em sua composição. Além disso, é menos poluente, mais econômico e estimula a geração de empregos.

Slide 9

BIOCOMBUSTÍVEIS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS BIOCOMBUSTÍVEIS: BIOGÁS:  Consiste numa mistura de gases, sobretudo o metano, gerada pela ação de bactérias na decomposição da matéria orgânica. A utilização desta energia limpa e barata abrange diversas áreas, podendo atuar em geradores, em aquecedores de água, geladeiras, fogões, na substituição do gás liquefeito do petróleo, dentre outros.

Slide 10

BIOCOMBUSTÍVEIS RISCOS E DESVANTAGENS: Ainda que sejam uma fonte rentável e menos poluente, estimam que os biocombustíveis possam trazer algumas desvantagens, como: - Desvio da produção de alimentos para a fabricação de energia, diminuindo a oferta e aumentando os preços; - A exploração excessiva das plantações no sistema de monocultura pode esgotar os solos; - Desmatamento de áreas florestais para criação de áreas agrícolas. 

Slide 11

ENGENHARIA GENÉTICA O QUE É? A Engenharia Genética ou tecnologia do DNA recombinante é um conjunto de técnicas referentes à manipulação do DNA. Com base no manuseio do material genético, já é possível inserir genes de um indivíduo em outro completamente diferente, como também isolar e multiplicar segmentos de DNA. 

Slide 12

ENGENHARIA GENÉTICA QUANDO SURGIU? Em 1973, ocorre de fato o surgimento da Engenharia Genética no momento em que os cientistas norteamericanos Stanley Cohen e Wayne Boyer conseguiram transferir um gene de uma rã para o DNA de uma bactéria, que, em seguida, multiplicou o gene do anfíbio. 

Slide 13

ENGENHARIA GENÉTICA QUAIS OS MATERIAIS BIOLÓGICOS UTILIZADOS? Nos laboratórios de Engenharia Genética, são utilizadas as chamadas enzimas de restrição, que são capazes de cortar o DNA em locais específicos. Os cientistas utilizam também moléculas de DNA presentes no citoplasma de células bacterianas (plasmídeos).  

Slide 14

ENGENHARIA GENÉTICA COMO OS CIENTISTAS TRANSFEREM OS GENES? Um dos mecanismos é a clonagem molecular. Os cientistas fragmentam o DNA humano, por exemplo, cortando-o com uma enzima de restrição na parte onde se localiza o gene desejado. Em seguida, tal fragmento de DNA é unido ao DNA de um plasmídeo dando origem a um plasmídeo recombinante. Ao inserir o plasmídeo recombinante em uma bactéria, se esta reproduzir-se, haverá a formação de milhões de cópias do DNA humano utilizado. 

Slide 15

ENGENHARIA GENÉTICA QUAIS AS APLICAÇÕES DA ENGENHARIA GENÉTICA? Esta tecnologia é aplicada em diversos setores, como: na indústria alimentícia, com a produção de alimentos transgênicos; na fabricação de produtos farmacêuticos, como a insulina e o hormônio de crescimento humano; no desenvolvimento de vacinas, além das terapias que envolvem o tratamento de doenças genéticas (geneterapia).

Slide 16

CÉLULAS-TRONCO O QUE SÃO? As células-tronco, também chamadas de estaminais, são células primitivas capazes de gerar, durante o processo de desenvolvimento de um ser vivo, tecidos e muitas outras células.

Slide 17

CÉLULAS-TRONCO EM QUE LOCAIS DO CORPO ELAS SE ENCONTRAM? As células estaminais podem estar na fase embrionária ou adulta e encontram-se em diversos locais do corpo: embrião, medula óssea, fígado, sangue...

Slide 18

CÉLULAS-TRONCO QUAIS AS DIFERENÇAS ENRE AS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS E AS ADULTAS? As células embrionárias detêm um alto poder de diferenciação celular, isto é, possuem a capacidade de originar todas as células do embrião. Já as células adultas têm um poder de diferenciação limitado, diferenciando-se em tecidos especializados e originando células específicas.

Slide 19

CÉLULAS-TRONCO QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES? As células-tronco podem ser aplicadas na reconstrução de tecidos danificados. Dessa maneira, podem contribuir para o combate de doenças do coração,hepáticas, neurodegenerativas, o câncer, a osteoporose, dentre outras.

Slide 20

CÉLULAS-TRONCO POR QUE ELAS TÊM CAUSADO POLÊMICA? A utilização das células embrionárias – mais eficientes do que as adultas –causam quase sempre a morte dos embriões, o que é considerado por muitos um desrespeito à vida. Pesquisas vêm sendo realizadas a fim de que a extração de células-tronco não provoque a morte dos embriões. Outros estudos buscam fazer com que as células-tronco adultas comportem-se como embrionárias. 

Slide 21

centraldovestibular.blogspot.com facebook.com/centraldovestibular.ssa

Summary: Aula sobre o tema Biotecnologia. Central do Vestibular facebook.com/centraldovestibular.ssa centraldovestibular.blogspot.com

Tags: biocombustíveis central do vestibular

URL:
More by this User
Most Viewed