PESQUISA DE MERCADO.

+48

No comments posted yet

Comments

Slide 1

PESQUISA DE MERCADO. É a coleta de INFORMAÇÕES junto ao CONSUMIDOR, CONCORRENTE ou FORNECEDOR para orientar a TOMADA DE DECISÕES ou SOLUCIONAR PROBLEMAS de EMPRESÁRIOS e EMPREENDEDORES.

Slide 2

DEFINIÇÃO MAIS FORMAL DE ACORDO COM A ANEP. “A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Slide 3

PESQUISA DE MERCADO. Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor,tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Slide 4

PESQUISA DE MERCADO. Ações: visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos; Ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações;

Slide 5

POR QUE FAZER PESQUISA DE MERCADO? para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e conseqüentemente; dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa.

Slide 6

QUANDO RECORRER À PESQUISA DE MERCADO? Expandir a área geográfica de atuação, Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição, Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços, Dimensionar a equipe de vendas, Credenciar revendedores ou distribuidores, Escolher um ponto comercial,

Slide 7

QUANDO RECORRER À PESQUISA DE MERCADO? Definir qualidade e variedade dos produtos e serviços a ser comercializados, Definir os meios de divulgação mais adequados, Ajustar preços, Posicionar produtos e marcas, Iniciar um novo negócio (deve fazer parte do plano de negócios).

Slide 8

PARA QUE SERVE? Conhecer e monitorar o mercado, consumidor e concorrente; Dimensionar a demanda; Verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects); Avaliar resultados de ações de marketing; Identificar e dimensionar problemas ou necessidades, observar tendências;

Slide 9

PARA QUE SERVE? Avaliar a satisfação dos consumidores; Testar produtos e estratégias antes do seu lançamento; Analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade); Monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos.

Slide 10

DERRUBANDO MITOS. Muitos confundem pesquisa de mercado com a aplicação de questionários ou realização de entrevistas. Essas atividades são apenas algumas das formas de obter determinadas informações.

Slide 11

DERRUBANDO MITOS. Para tomar decisões acertadas, o empresário pode usar diversos tipos de pesquisa; Uma simples observação da concorrência pode ser chamada de pesquisa.

Slide 12

DERRUBANDO MITOS. Um erro muito comum e grave é acreditar que a pesquisa de mercado sozinha é suficiente para avaliar a viabilidade de um negócio. O instrumento completo de análise de viabilidade é o plano de negócios, que necessariamente contém uma pesquisa.

Slide 13

DERRUBANDO MITOS. A pesquisa é insuficiente, pois oferece apenas informações sobre o mercado, e não sobre o modelo de negócios a ser implantado. Não se deve fazer pesquisa se a empresa não está em condições de usar os resultados obtidos para melhorar a sua atuação no mercado.

Slide 14

DERRUBANDO MITOS. REGRA: informações que não levam a decisões práticas são quase sempre perda de tempo e dinheiro.

Slide 15

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Potencial de consumo – usada para avaliar a demanda de produtos e serviços e embasar decisões de entrada em mercados desconhecidos.

Slide 16

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Satisfação do cliente – usada para identificar falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços, pode ser feita de forma contínua ou esporádica.

Slide 17

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Participação de mercado (market share) – mede a força da empresa e de seus concorrentes no mercado; Usada para direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda.

Slide 18

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Preferência (share-of-mind) – usada em conjunto com a de participação de mercado; Permite observar a elasticidade do mercado com relação a produtos e marcas; Ajuda a dimensionar os investimentos em comunicação.

Slide 19

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Mídia – empregada para medir a participação e o perfil do público-alvo de um veículo de comunicação; Serve para escolher onde e quando anunciar.

Slide 20

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Comportamento do consumidor – usada para desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias.

Slide 21

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Teste de novos produtos e serviços – utilizado para avaliar e ajustar produtos,reduzindo os riscos dos lançamentos.

Slide 22

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Escolha de ponto-de-venda – usada para avaliar a melhor alternativa de local para a instalação de determinado negócio.

Slide 23

PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES Preço (venda ou compra) – usado para ajustar preços e o posicionamento de mercado; Avalia a viabilidade da entrada em novos mercados.

Slide 24

Planejando uma pesquisa. Desde a mais simples até a mais complexa pesquisa de mercado deve ser planejada para evitar falhas de todos os tipos, desde a escolha incorreta do método a ser usado até a importância das informações obtidas para o processo decisório.

Slide 25

Planejando uma pesquisa. A pesquisa de mercado pode ser dividida em sete etapas: 1. Definição do problema ou questões de pesquisa: a. Objetivo – quais perguntas a pesquisa vai responder b. Público-alvo

Slide 26

Planejando uma pesquisa. Desenvolvimento do plano de pesquisa: a. Qual método de pesquisa será usado; b. Universo; c. Amostra; d. Cronograma.

Slide 27

Planejando uma pesquisa. Questionário de pesquisa: a. Elaboração e revisão das perguntas; b. Definição da forma de aplicação (correio, telefone, entrevista pessoal, e-mail, distribuição) c. Teste em pequena escala

Slide 28

Planejando uma pesquisa. Aplicação da pesquisa: a. Seleção e treinamento dos entrevistadores (quando usado); b. Coleta de dados junto ao mercado.

Slide 29

Planejando uma pesquisa. Tabulação dos dados: a. Organização dos dados em tabelas e gráficos; b. Realização de cálculos (médias, medianas etc.) e aproximações.

Slide 30

Planejando uma pesquisa. Avaliação dos resultados: a. Análise quantitativa, qualitativa e comparativa dos resultados; b. Realização do relatório de conclusão da pesquisa.

Slide 31

Planejando uma pesquisa. Tomar as decisões de marketing

Slide 32

ETAPAS DA PESQUISA DE MERCADO. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E OBJETIVOS DA PESQUISA; DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE PESQUISA; COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES; ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES; APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS; DECISÕES:AÇÕES DE MARKETING.

Slide 33

CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA DE MERCADO. Podem ser classificadas, segundo a fonte dos dados, em secundários e primários; conforme o método, em qualitativas e quantitativas; e pela freqüência de aplicação em contínuas e esporádicas.

Slide 34

CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA DE MERCADO. Segundo a fonte de dados, temos: Pesquisas primárias, que são aquelas realizadas especificamente por uma empresa com finalidades restritas a seu escopo; Secundárias, muito mais abrangentes e feitas por setor de atividade econômica, geralmente pelo governo (IBGE) ou por entidades de classe (SEBRAE).

Slide 35

CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA DE MERCADO. Conforme o método, temos: Qualitativa, que é de natureza exploratória e possui menor ou nenhum rigor estatístico; Quantitativa, que é em sua essência um processo de medição, por isso segue critérios matemáticos bastante rígidos.

Slide 36

CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA DE MERCADO. Com relação à freqüência temos: Pesquisas contínuas, que monitoram continuamente indicadores de mercado.

Slide 37

CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISA DE MERCADO. Pesquisas “ad hoc”, usadas quando surgem questões específicas a responder; Pesquisas cíclicas, realizadas repetidas vezes a cada determinado período de tempo.

URL:
More by this User
Most Viewed