Geografia- Região Nordeste - 5º Ano

+71

No comments posted yet

Comments

Matheus2014 (2 months ago)

665

Slide 1

Região Nordeste geografia – 5º Ano

Slide 2

O Litoral do Nordeste O litoral nordestino corresponde à faixa de terra banhada pelo Oceano Atlântico desde o Maranhão até a Bahia. São aproximadamente 3 mil quilômetros de praia!

Slide 3

O litoral do nordeste Qual a única capital nordestina que não está localizada no litoral? Teresina capital do Piauí Há aproximadamente 500 anos, os primeiros colonizadores europeus chegaram ao Brasil e se instalaram no nordeste. Lá fundaram vários povoados que viraram importantes cidades, como Olinda e Salvador. Centro de Olinda, Pernambuco Pelourinho, Salvador

Slide 4

O litoral nordestino: Praias atraem turistas o ano inteiro. Todos adoram o clima tropical! O turismo é fonte de renda. É uma atividade econômica muito importante que favorece o desenvolvimento da região. Os turistas são atraídos pelas praias, pela arquitetura e pelas festas populares.

Slide 5

A região nordeste é subdividida em quatro sub-regiões. LITORAL

Slide 6

O Sertão Clima semi-árido Principal característica: ESCASSEZ DE CHUVA (Falta de chuva!!!) CAATINGA formada por: cactos, arbustos e árvores de médio porte. É a maior sub-região do nordeste. Abrange quase todos os estados nordestinos. Vegetação predominante ESTIAGEM

Slide 7

É O HABITANTE DO SERTÃO. SUA ALIMENTAÇÃO É BASEADA NO MILHO, NO FEIJÃO, NA MANDIOCA E NA CARNE –DE-SOL. O SERTANEJ0 A carne é salgada ao sol.

Slide 8

O Planalto de Borborema A presença do Planalto de Borborema contribui para a escassez de chuva no Sertão, porque a umidade que vem do oceano não consegue ultrapassá-lo. Uma barreira natural que abrange uma parte do Agreste e do Sertão nordestino.

Slide 9

O sertão que dá frutos Como é possível cultivar tantos alimentos no Sertão nordestino, onde há escassez de chuvas? A IRRIGAÇÃO mudou a paisagem de alguns lugares do Sertão! As águas do rio São Francisco são utilizadas para irrigar pólos de fruticultura.

Slide 10

Aspectos negativos da irrigação no Sertão que dá frutos: CUSTO ELEVADO O CULTIVO IRRIGADO OCORRE EM GRANDES FAZENDAS E UTILIZA AVANÇADAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO. IRRIGAR CUSTA CARO! PEQUENOS AGRICULTORES NÃO TEM CONDIÇÕES DE IRRIGAR. Na época da seca, muitos agricultores abandonam suas terras e vão para a cidade a procura de uma vida melhor. Eles são os RETIRANTES.

Slide 11

A CULTURA DO NORDESTE A região nordeste é conhecida por sua cultura popular, que se formou como resultado das culturas européia, africana e indígena. Frevo pernambucano Bumba-meu-boi Pequenas estórias

Slide 12

Recordando... 1- Como se chama a técnica que possibilita o cultivo no Sertão? Irrigação 2- Qual a principal característica do Sertão? A estiagem (falta de chuvas) 3- Cite uma atividade muito importante que gera renda no litoral nordestino. Turismo 4- Quem são os retirantes nordestinos? Pessoas que saem do Sertão para fugir da seca.

Slide 13

Outras perguntinhas importantes 5- Como são os rios sertanejos? Temporários. 6- Qual a barreira natural que contribuí para a estiagem no Sertão do nordeste? Planalto de Borborema 7- Qual o maior rio do nordeste? São Francisco

Tags: estiagem retirantes planalto de borborema sertão

URL: