VISTA ALEGRE - UMA FÁBRICA COM HISTÓRIA

+13

No comments posted yet

Comments

Slide 1

UMA FÁBRICA COM HISTÓRIA

Slide 2

NASCIDA NUM TEMPO DE REVOLUÇÕES, A FÁBRICA DE PORCELANAS DA VISTA ALEGRE, É FRUTO DO SONHO DO TÍPICO HOMEM MODERNO DO SÉCULO XIX JOSÉ FERREIRA PINTO BASTO

Slide 4

NÃO PENSARIA JOSÉ F. P. BASTO QUE, AO ADQUIRIR A QUINTA DA ERMIDA, EM VISTA ALEGRE, NO DIA 7 DE MARÇO DE 1812, VIESSE A MODIFICAR NOS TEMPOS QUE SE SEGUIRAM A VIDA E O DESTINO DE TODA ESTA TÃO BELA E DE VISTA TÃO ALEGRE REGIÃO.

Slide 7

REMETER A FÁBRICA DE PORCELANAS DA VISTA ALEGRE AO CONCEITO PURAMENTE INDUSTRIAL, SERIA AMPUTAR A VERTENTE SOCIAL, CULTURAL E DESPORTIVA QUE TÃO BEM EXTRAVASOU PARA TODOS OS CONCELHOS LIMÍTROFES GERANDO SEMENTES DE ASSOCIATIVISMO E FEITOS EXTRAORDINÁRIOS NA CULTURA E NAS GENTES DE ÍLHAVO E VAGOS.

Slide 11

DAÍ ATÉ À INSTALAÇÃO DE UMA “ GRANDE FÁBRICA DE LOIÇA, PORCELANA, VIDRARIA E PROCESSOS QUÍMICOS”, FOI UM PEQUENO MAS, PARA A ÉPOCA, ENORME PASSO QUE COLOCOU NA RAMPA DE LANÇAMENTO UMA DAS MAIS ESPECTACULARES E DINÂMICAS EMPRESAS DO PANORAMA NACIONAL.

Slide 14

SOB A BATUTA DO INTELIGENTE E PERSEVERANTE ADMINISTRADOR-DELEGADO JOÃO THEODORO FERREIRA PINTO, RESSURGIU A PARTIR DE 1922 A CHAMADA GRANDE FÁBRICA.

Slide 17

PENSO QUE, MAIS QUE ISSO, ESTA GRANDE EMPRESA TRANSPORTOU PARA ESTA REGIÃO O CONCEITO DO DENOMINADO “ SOCIALISMO UTÓPICO “, CRIANDO OBRA SOCIAL SEM PARALELO A NÍVEL NACIONAL.

Slide 20

RASGARAM-SE ESTRADAS, CONSTRUÍRAM-SE HABITAÇÕES PARA OS OPERÁRIOS, REFEITÓRIO, TEATRO, CRECHE, BARBEARIA, DORMITÓRIO, POSTO MÉDICO, MESSE, CANTINA, CLUBE. HAVIA A BANDA, OS BOMBEIROS, O CINEMA, O ORFEÃO E O GRUPO DESPORTIVO, FIZERAM-SE TAMBÉM LINDOS JARDINS. OS TEMPOS QUE SE SEGUIRAM FORAM OS ANOS DOURADOS.

Slide 27

A NORTE, A MARUJA VILA DE ÍLHAVO VIVIA BEM COM COMÉRCIO PRÓSPERO PORQUE A VISTA ALEGRE ESTAVA BEM E HAVIA ALTERNATIVA À PESCA DO BACALHAU.

Slide 28

ÍLHAVO C. M. I.

Slide 29

A SUL, DA VILA DE VAGOS VINHAM DIARIAMENTE REGIMENTOS DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA QUE TÃO BEM SOUBE ACARINHAR ESTE LUGAR.

Slide 31

HOJE, A VISTA ALEGRE, QUAL BELLA DONNA, COM 185 ANOS, JÁ NÃO DISFARÇA AS RUGAS, DEIXOU DE USAR PÓ DE ARROZ E JÁ NÃO PINTA OS LÁBIOS EM DIAS DE FESTA, OS SIMPÁTICOS CABELOS BRANCOS TRANSMITEM-NOS A IMAGEM DO RESPEITO CONQUISTADO E OS BONITOS ANÉIS COM DIAMANTES QUE USAVA NOS DEDOS JÁ HÁ MUITO SE FORAM.

Slide 37

POR ENTRE AS FOLHAS DOS ÁLAMOS E DOS BUXOS QUE AINDA RESTAM, OUVIMOS NO SUSSURRO HISTÓRIAS DE ENCANTAR

Slide 39

CONTA COMIGO E COM OUTROS COMO EU QUE NÃO TE VAMOS DEIXAR MORRER, VISTA ALEGRE

Slide 41

TEXTO DE: MANUEL VALENTE FRANCO MORGADO FORMATAÇÃO: Mª DO CÉU VIEIRA MÚSICA: CONQUISTA DO PARAÍSO ( VANGELIS ) FOTOS: ANA LÚCIA TAVARES GUILHERME LIMAS A. LUIS VIEIRA E INTERNET

URL:
More by this User
Most Viewed