MONALISA

+13

No comments posted yet

Comments

Slide 1

MONA LISA Leonardo da Vinci

Slide 2

A História do quadro Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito, é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde.

Slide 3

Mona Lisa

Slide 4

As técnicas utilizadas Sfumato é o nome da técnica artística usada para gerar gradientes perfeitos na criação de luz e sombra de um desenho ou de uma pintura. Leonardo da Vinci é tido como pai do Sfumado, mas isso é errado, pois a técnica sempre existiu em materiais/mídias de fricção, como grafite, pastel seco ou carvão. O que Leonardo da Vinci contribuiu para a arte do sfumato foi que ele percebeu que o verniz de madeira reagia com a tinta a óleo. Após uma primeira mao de tinta, ainda com o quadro apresentando marcas de pinceis, Leonardo da Vinci passava uma mão de verniz de madeira sobre a pintura fazendo com que o verniz borrasse a tinta a óleo, gerando um gradiente perfeito e mascarando a sensação de pincelada. O processo de passar o verniz por sobre a pintura era repetido várias vezes durante o processo de criação da pintura.

Slide 5

Observe a pintura de Monalisa. É praticamente impossível perceber pinceladas e variações bruscas de tons devido ao uso do Sfumato em tela. Como a técnica do Sfumato em pintura foi inovadora na Renascença Italiana, atribuiu-se a criação da técnica de Sfumato (de forma geral) a Leonardo da Vinci. Em materiais de fricção como grafite, pastel seco ou carvão, o sfumato é realizado esfregando-se o dedo por cima da área com impressões de risco, para que esses riscos sumam, e fique apenas o resultado limpo do degradê.

Slide 6

A Atividade A classe irá observar o desenho da Mona Lisa durante 5 minutos; A seguir o professor irá ocultar o desenho e os alunos vão tentar reproduzir o que lembrarem da imagem; Novamente numa folha branca os alunos vão reproduzir a Mona Lisa e a seguir vão pintá-la com as cores que mais gostarem.

Slide 7

AVALIAÇÃO Esta atividade tem por finalidade avaliar os alunos quanto a observação de uma imagem; Habilidades com o desenho; Noção estética das cores; Criatividade.

URL:
More by this User
Most Viewed