AULA 6 - Metodologia e Processo

+18

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Processos e metodologia

Slide 2

Planejamento estratégico AI Criação Produção Desenvolvimento Prospeção Briefing Publicação Conteúdo Fluxo de projetos da Mídia Digital: Fases da metodologia de arquitetura de informação: PESQUISA CONCEPÇÃO ESPECIFICAÇÃO AVALIAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO

Slide 3

Pesquisa

Slide 4

Sobre a pesquisa O objetivo da etapa de pesquisa é entender detalhadamente o problema e definir o escopo do projeto. Sua função é compreender as necessidades e comportamentos do usuário e os objetivos e capacidades da empresa. É uma atividade que requer muita habilidade de comunicação porque o arquiteto é frequentemente o mediador entre o conhecimento do cliente e o time que construirá a solução.

Slide 5

Variáveis a serem pesquisadas Empresa (cliente) Usuário (público-alvo) - Planejamento estratégico - Proposta de valor (objetivo do negócio) - Recompensa da empresa - Requisitos e diretrizes de implementação - Público-alvo Objetivo do usuário Experiência do usuário Linguagem do usuário Etnografia virtual

Slide 6

Empresa (cliente)

Slide 7

Por que investir em planejamento? O planejamento estratégico de uma organização está diretamente relacionado ao planejamento estratégico de seu web site institucional. O planejamento de um web site é uma atividade invisível tanto para os usuários quanto para a equipe responsável. Este é um dos motivos que levam alguns gestores a não se preocupar em realizá-lo.

Slide 8

Por que investir em planejamento?

Slide 9

Por que investir em planejamento? ◊ Garantir a realização dos processos necessários para que o site alcance os seus objetivos. ◊ Disseminar internamente requisitos e decisões, mesmo às equipes não diretamente envolvidas com o projeto, que legitimem o projeto do canal online. ◊ Evitar retrabalho e custos duplicados caso o site não atenda aos seus objetivos (que pode consistir num projeto inteiramente novo). ◊Prevenir imprevistos que comprometam o resultado do projeto. E controlar a qualidade dos processos e resultados. ◊ Gerar produtos que definam fatores de sucesso ou fracasso a serem repetidos ou evitados em novos projetos semelhantes. Num projeto de web site, o planejamento tem diversas funções, como:

Slide 10

Objetivos da organização ◊ Por que a organização existe? ◊ O que faz, como faz? ◊ Onde quer chegar num determinado período de tempo? Como chegar?

Slide 11

Objetivos da organização ◊ Quais são as diretrizes da estratégia organizacional de imagem? ◊ Como funciona as políticas de publicação de conteúdo sobre produtos, atividades, notícias? ◊ Quais são as estratégias de vendas de produtos e serviços? ◊ Como funciona a políticas de relacionamento com os clientes?

Slide 12

Objetivos da organização VISÃO É o “sonho” da organização, o futuro realizável que motiva o presente. MISSÃO É a identificação da organização, áreas de atuação, rumos.

Slide 13

Análise das forças e limitações internas ◊ Entendimento e a investigação da situação presente (identificação dos pontos de melhoria e mudança - tempo, custo e aplicação de tecnologias, por exemplo - e a identificação de problemas)

Slide 14

Análise das forças e limitações internas ◊ A análise dos recursos (financeiros, patrimoniais, humanos, tecnológicos) ◊ A análise da estrutura organizacional ◊ A avaliação de desempenho (financeiro, produtividade, inovação, crescimento).

Slide 15

Análise do ambiente externo ◊ Do mercado, características atuais e tendências futuras, oportunidades, perspectivas. ◊ Das empresas que atuam na mesma área, com os mesmos clientes, consumidores ou recursos. ◊ Da conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, que afetam a sociedade e demais empresas. ◊ Da conjuntura tecnológica, na medida em que muitas indústrias estão sujeitas a rápidas e imprevisíveis mudanças nesta área.

Slide 16

Alinhando objetivos do site A proposta de valor determina a função principal, o propósito, a razão do website. Ela marca a direção do projeto e o resultado esperado. Um website pode ter mais que uma proposta de valor, especialmente se ele atende a públicos-alvos diferentes. As propostas de valor de um website são derivadas da visão e missão da empresa e do seu planejamento estratégico. O que vamos fazer?

Slide 17

Alinhando objetivos do site A empresa sempre espera ganhar algo em troca investindo em um website: aumentar as vendas, reduzir custos, divulgar melhor a sua marca. Até mesmo organizações sem fins lucrativos esperam ganhar alguma recompensa quando lançam seus websites: captar mais doações, divulgar seus trabalhos, conquistar novos voluntários. Na fase de pesquisa o arquiteto deve compreender que recompensa a empresa espera receber e como ela será quantificada. Qual é a recompensa?

Slide 18

Alinhando objetivos do site Um website está dentro de uma empresa que determina um forte contexto para sua implementação e operação. Esse contexto cria requisitos e diretrizes para a implementação que devem ser respeitados para garantir a viabilidade do projeto. Check requisitos e diretrizes

Slide 19

Alinhando objetivos do site O público-alvo é o grupo de pessoas que vai utilizar o website: clientes, revendedores, funcionários, acionistas, imprensa, etc. A definição de quais públicos-alvos que o website deve atender é decorrente da sua proposta de valor do website e do planejamento estratégico da empresa. Um público-alvo muito amplo é mais difícil de se atender porque possuem perspectivas e necessidades diferentes, podendo demandar diferentes formas de organização. Identifique o público-alvo

Slide 20

Usuário (público-alvo)

Slide 21

Objetivos do usuário Os objetivos indicam quais são as necessidades do usuário que o website deve atender e quais são os benefícios que o motivam a utilizá-lo. O objetivo do usuário está diretamente ligado a proposta de valor do site. Ele é a tradução da proposta de valor na visão do usuário, assim devem estar fortemente alinhados.

Slide 22

Experiência do usuário A experiência do usuário mostra o seu processo de utilização do website: – O que motivou o usuário a usar o site ? – Como o usuário inicia o uso do site ? – Por que etapas eles passa ? – Quais as informações necessárias em cada etapa ? – Como ele termina ? – Que decisões o usuário toma em cada etapa ? – Que uso ele faz das informações que obteve no website ?

Slide 23

Linguagem do usuário http://www.cocacolabrasil.com.br http://www.cocacola.com.br http://www.cocacolazero.com.br http://www.thecoca-colacompany.com/

Slide 24

Etnografia virtual Motivação - Identidade - Cultura - Espaço e tempo - Coordenação - Aprendizado A Etnografia é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e seu objeto em seu habitat natural. Na etnografia virtual são analisadas as necessidades e prioridades de usuários, abordando questões sociológicas como:

Slide 25

Ferramentas de pesquisa

Slide 26

Ferramentas de pesquisa Entrevistas com funcionários da empresa (marketing, vendas, atendimento aos clientes, diretores, etc) Entrevistas com usuários (individuais ou focus group) Mapeamento da experiência do usuário

Slide 27

Ferramentas de pesquisa - Análise dos relatórios internos da empresa (vendas, sugestões e reclamações) - Análise do log do mecanismo de busca - Análise das estatísticas de acesso ao website.

Slide 28

Ferramentas de pesquisa - Análise nas redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, blogs, etc.

Slide 29

Ferramentas de pesquisa Análise heurística É um método de avaliação de usabilidade onde especialistas (inspetores) inspecionam as características da interface (especificações, protótipos ou o produto final) e analisam se elas vão contra as heurísticas (princípios gerais de usabilidade). Sua função é avaliar se o website segue os princípios de um bom design e consequentemente, se possui boa usabilidade. - Atalhos - Memória - Amigabilidade - Conteúdo - Funcionamento - Feedback - Intuitivismo - Controle - Consistência - Ajuda 10 heurísticas de Nielsen:

Slide 30

Ferramentas de pesquisa Benchmarking É o processo de busca das melhores idéias praticadas na indústria, onde uma empresa analisa como outras realizam determinadas ações, a fim de melhorar seu próprio desempenho nessas mesmas ações ou similares.

Slide 31

Ferramentas de pesquisa Inventário de conteúdo Lista detalhada de tudo o que deverá compor o site / sistema em ordem de importância e diferenças de funcionalidade.

Slide 32

Arquitetos de Informação Jeferson Jess Luis Felipe Fernandes Vinicius Krause

Tags: arquitetura informação metodologia processo

URL:
More by this User
Most Viewed