GEOGRAFIA 5 º ANO - REGIÃO SUL

+194

No comments posted yet

Comments

lopeesfelipe (9 months ago)

Ficou muito bom! Gostaria de obter a apresentação. É possível disponibilizá-lo para download ou enviar-me por email? Grato.

marasousa (10 months ago)

ç

marasousa (10 months ago)

ç

crisgobbo (2 years ago)

Olá, eu sou professora tb e gostei de seu conteúdo sobre a região sul. Portanto pediria a vc se daria para mandar esse material e assim poder compartilhar com nossos alunos. Desde já agradeço e aguardo a sua resposta. Tchau!!!

rostrec (3 years ago)

Burra

rostrec (3 years ago)

apaga essa merdah de sua conta e vai dar aula vai ! energumena ¬¬ #falomesmo

rostrec (3 years ago)

Tu posta essa porcaria aki e num bota pra poder salvar ? ¬¬ Num fez nadah então criatura !

Slide 1

REGIÃO SUL Geografia – 5º Ano

Slide 2

A influência européia Muitos imigrantes europeus colonizaram a Região Sul do Brasil. A influência dos imigrantes europeus pode ser observada nos traços físicos de sua população e em outros aspectos, como nos hábitos alimentares, nas tradições culturais e na arquitetura das construções.

Slide 3

Os imigrantes alemães estabeleceram-se principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, fundaram importantes cidades: No Rio Grande do Sul, concentraram-se em duas importantes cidades: Joinville Blumenau Itajaí Pomerode Novo Hamburgo São Leopoldo

Slide 4

Os alemãs no sul do Brasil Membros da colônia alemã trajando roupas típicas e saboreando uma cerveja em grandes canecos, como fazem na Alemanha.

Slide 5

Os Italianos Os italianos dirigiram-se principalmente para o Rio Grande do Sul e dedicaram-se especialmente ao cultivo e industrialização da uva. Os Italianos fundaram importantes cidades: Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, etc. Turistas visitam o Rio Grande do Sul para conhecer as plantações de uva e as vinícolas onde o vinho é produzido.

Slide 6

Outros grupos ucranianos, russos e também japoneses se instalaram na região sul Eles se fixaram principalmente no Paraná e se dedicaram à: agricultura pecuária Mais tarde eles também se dedicaram à industria. Os japoneses se dedicaram à plantação de café.

Slide 7

A agropecuária voltada à indústria Na Região Sul, as atividades agropecuárias estão muito ligadas às atividades industriais. A maior parte da produção agropecuária vai para as indústrias, desenvolvendo bastante a AGROINDÚSTRIA na região. As fazendas da Região Sul fornecem matéria prima para as indústrias alimentícias. Elas fornecem carne e leite e se preocupam com a higiene de seus produtos.

Slide 8

A agropecuária voltada à indústria Na Região Sul, a maior parte das atividades agrícolas é feita em pequenas e médias propriedades. Nessas pequenas propriedades pratica-se POLICULTURA, e o trabalho geralmente é familiar. Mas o que é POLICULTURA? Policultura é o cultivo de vários produtos em uma mesma propriedade. Policultura: Cultivo de vários produtos em uma propriedade.

Slide 9

A agropecuária voltada à indústria Quais são os principais produtos cultivados na Região Sul? cevada trigo milho café uva cebola

Slide 10

Agropecuária na região sul A policultura predomina em pequenas e médias propriedades. No entanto, nos últimos anos, a MONOCULTURA vem crescendo nas grandes propriedades. Monocultura é o cultivo de apenas um produto. O trabalho nas grandes propriedades é assalariado e grandes máquinas são utilizadas. A soja é o principal produto da monocultura da Região Sul.

Slide 11

Uma Pecuária Diversificada A pecuária é uma das principais atividades econômicas da Região Sul. O Rio Grande do Sul tem o maior rebanho bovino e ovino da Região Sul.

Slide 12

UMA PECUÁRIA DIVERSIFICADA Os estados do Paraná e de Santa Catarina destacam-se pela criação de: Suínos Aves

Slide 13

Vivendo na fronteira A Argentina faz fronteira com os três estados da Região Sul. O Paraguai faz fronteira com o Paraná. O Uruguai faz fronteira com o Rio Grande do Sul.

Slide 14

Vivendo na fronteira Na Região Sul do Brasil, várias cidades se localizam na fronteira com outros países. A divisão ou limite entre essas cidades e as cidades dos países vizinhos pode ser um rio ou até mesmo uma rua. Nas cidades fronteiriças, o contato entre a cultura e o idioma dos países acaba influenciando ambos os lados. As pessoas de um país às vezes atravessam a rua para fazer compras no outro país. Uruguaiana (no Rio Grande do Sul) faz fronteira com Paso de los Libres (na Argentina). Basta atravessar uma ponte e você está em outro país!

Slide 15

Vivendo na Fronteira Esta é a Ponte da Amizade que está sobre o rio Paraná. Ela liga as cidades de Foz de Iguaçu, no Brasil , e Ciudad del Este, no Paraguai.

Slide 16

A usina hidrelétrica de Itaipu Construída no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, Itaipu é uma usina binacional. Itaipu é a usina que mais produz energia no mundo!

Slide 17

Usina hidrelétrica de Itaipu Você sabia que o curso do rio Paraná foi alterado para a construção da hidrelétrica de Itaipu? Este conjunto de cachoeiras foi coberto pelas águas do rio e uma extensa área de florestas foi inundada. O Salto de sete Quedas desapareceu submerso pela água!

Slide 18

A região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e rio grande do sul Curitiba é a capital do Paraná Florianópolis é a capital de Santa Catarina. Esta cidade é uma linda ilha! Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. A Região Sul recebeu muita influência da colonização européia.

URL: